Criei este espaço com o intuito de trocar experiências, repassar os materiais que me ajudaram e que poderão ajudar outras pessoas. Além disso, repasso também tudo o que julgo interessante na net. Sejam bem vindos ao meu cantinho, Magia da Educação: com um pouco de carinho e dedicação, a magia acontece!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Especialistas avaliam as vantagens da educação bilíngue para as crianças

Criança tem muita facilidade para aprender, inclusive outros idiomas. O que muitos pais se perguntam é quando e se devem matricular os filhos numa escola bilíngue.

Kíria Meurer

“Quanto mais estímulo a gente dá, a gente percebe que a resposta dela também é maior. Está querendo participar da conversa”, diz Eliane Márcia Chaves, delegada.
Conversar, contar histórias. Mesmo que ainda não saiba falar, a criança entende e se comunica. Para os bebês estes estímulos são fundamentais, ajudam na construção da linguagem falada.
Na infância o cérebro se desenvolve numa velocidade impressionante. São milhares de novas conexões. Em nenhuma outra fase da vida ele trabalha com tanta intensidade, é como se neste momento o cérebro abrisse janelas que facilitam o aprendizado.

Neste período é muito mais fácil, por exemplo, aprender um outro idioma. “Tem muita interação entre os dois hemisférios, então a informação circula muito mais e é processada em mais áreas. O ideal é que a introdução deste idioma ocorra até os 12 anos, que com 12 anos a janela vai fechando esta abertura”, explica Rachel Schlindwein Zanini, neuropsicóloga.

Todos os especialistas concordam que a hora certa para começar é na infância, mas não há um consenso sobre a idade exata para iniciar o aprendizado da segunda língua. A neuropsicóloga acha melhor começar a partir dos três, quatro anos de idade, para evitar trocas de letras e problemas de linguagem.
“Primeiro ela tem que estar apta a compreender conceitos básicos da língua materna para então ela poder transpor isso para outros idiomas”, diz Zanini.

Em um aspecto ninguém tem dúvidas: é preciso despertar na criança o desejo de aprender. Pergunto a Cassiana, de cinco anos, se ela gosta de estudar na escola bilíngue, ela diz que sim, porque se fala inglês e o motivo é simples: a menina acha divertido.

O melhor jeito de aprender é como se fosse uma brincadeira, nada de pressão, nada de cobranças. A criança ouve, percebe os sons com mais clareza que um adulto e tem mais flexibilidade para articular as palavras, tudo isso também facilita o aprendizado neste período da vida.

Mariana de oito anos, já fala quatro línguas. “E o meu pai está me ensinando alemão”, afirma. Pensa que a criançada acha muito difícil? “O inglês até que é fácil, mais japonês acho que vai ser mais ou menos”, diz Vicenzo Cavalli, 8 anos.
“As pessoas que tiveram na infância um segundo idioma, aprendido de forma adequada, de forma correta, elas conseguem mudar rapidamente de foco, conseguem ter uma capacidade de atenção melhor e uma fluência verbal mais desenvolvida, inclusive na língua materna”, declara a neuropsicóloga.

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/01/especialistas-avaliam-vantagens-da-educacao-bilingue-para-criancas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário