Criei este espaço com o intuito de trocar experiências, repassar os materiais que me ajudaram e que poderão ajudar outras pessoas. Além disso, repasso também tudo o que julgo interessante na net. Sejam bem vindos ao meu cantinho, Magia da Educação: com um pouco de carinho e dedicação, a magia acontece!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A afetividade

A afetividade equivale, na maioria das vezes, a uma relação de atenção, de carinho ou cuidado que se tem com alguém íntimo ou querido. Porém, reações agressivas, de raiva e desatenção, também são expressões de afetividade. A afetividade se expressa através de desejos, emoções e sentimentos, sejam bons ou ruins.
Então conforme Bock, Furtado e Teixeira (2002. p.191), “A vida afetiva, ou os afetos, abarca muitos estados pertencentes à gama prazer-desprazer, como, por exemplo, a angústia em seus diferentes aspectos – a dor, o luto, a gratidão.”
É imprescindível ao tratar de afetividade, falar sobre emoções e sentimentos, visto que ela é expressa através deles. Essa distinção é utilizada por muitos autores, que consideram as emoções como sendo caracterizadas pela agitação, intensidade, passageiras e acompanhadas de reações orgânicas, como por exemplo, o riso, o choro, a aceleração dos batimentos cardíacos, dentre outras. Já os sentimentos consideram mais duradouros, menos intensos e não são acompanhados de reações orgânicas.
Wallon rompe com uma visão valorativa das emoções, buscando compreendê-las a partir da apreensão de suas funções, e atribuindo-lhes um papel central na evolução da consciência de si. Em suas postulações concebe as emoções como um fenômeno psíquico e social, além de orgânico.
Mahoney e Almeida (2005) fazem uma distinção entre emoções e processos afetivos:

[...] processos afetivos são todos os estados que fazem apelo a sensações de prazer/desprazer ou ligados a tonalidades agradáveis/desagradáveis; emoção é um estado afetivo, comportando sensações de bem-estar ou mal-estar, que tem um começo preciso, é ligado a um objeto específico, de duração relativamente breve e inclui ativação orgânica.”(p.60).


A teoria de Wallon nos aponta, então, conjuntos funcionais que atuam como uma unidade organizadora do processo de desenvolvimento. O afetivo, o motor e o cognitivo se relacionam entre si profundamente, a cada momento, e dão resultado a pessoa individual. (MAHONEY; ALMEIDA, 2000. p.17).
            A afetividade ocorre quando o indivíduo é afetado pelo mundo através de sensações agradáveis ou não. Na evolução da afetividade há três momentos importantes: emoção, sentimento e paixão.
Pode-se dizer então, que afetividade é não são só os tratamentos cordiais, mas é tudo o que envolve emoções e sentimentos e prazer e desprazer. Porém, a sala de aula requer um tratamento individual, atencioso, cuidadoso entre professores e alunos; um olhar sensível, uma palavra de tranquilidade, um tratamento gentil, carinhoso, etc.

 Este texto é um recorte do meu trabalho monográfico que exibo com muito carinho, estreando o meu blog Magia de Educação. Espero que gostem!

BOCK, Ana Mercês; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
MAHONEY, Abigail; ALMEIDA, Laurinda. (orgs). Henri Wallon: Psicologia e educação. São Paulo, Editora Loyola, 3ª edição, 2000.
MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; Afetividade e processo de ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Revista Psicologia da Educação, 2005.

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