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sexta-feira, 27 de maio de 2011

Autismo

O que é?

Autismo é uma desordem na qual uma criança jovem não pode desenvolver relações sociais normais, se comporta de modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolve inteligência normal; é uma patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças.

Sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três anos de idade. A desordem é duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.

Causas

A causa do autismo não é conhecida. Estudos de gêmeos idênticos indicam que a desordem pode ser, em parte, genética, porque tende a acontecer em ambos os gêmeos se acontecer em um. Embora a maioria dos casos não tenha nenhuma causa óbvia, alguns podem estar relacionados a uma infecção viral (por exemplo, rubéola congênita ou doença de inclusão citomegálica), fenilcetonúria (uma deficiência herdada de enzima), ou a síndrome do X frágil (uma dosagem cromossômica).

Sintomas e diagnóstico

Uma criança autista prefere estar só, não forma relações pessoais íntimas, não abraça, evita contato de olho, resiste às mudanças, é excessivamente presa a objetos familiares e repete continuamente certos atos e rituais. A criança pode começar a falar depois de outras crianças da mesma idade, pode usar o idioma de um modo estranho, ou pode não conseguir - por não poder ou não querer - falar nada. Quando falamos com a criança, ela freqüentemente tem dificuldade em entender o que foi dito. Ela pode repetir as palavras que são ditas a ela (ecolalia) e inverter o uso normal de pronomes, principalmente usando o tu em vez de eu ou mim ao se referir a si própria.


Lista de Checagem do Autismo

A lista serve como orientação para o diagnóstico. Como regra os indivíduos com autismo apresentam pelo menos 50% das características relacionadas. Os sintomas podem variar de intensidade ou com a idade.

- Dificuldade em juntar-se com outras pessoas,

- Insistência com gestos idênticos, resistência a mudar de rotina,

- Risos e sorrisos inapropriados,

- Não temer os perigos,

- Pouco contato visual,

- Pequena resposta aos métodos normais de ensino,

- Brinquedos muitas vezes interrompidos,

- Aparente insensibilidade à dor,

- Ecolalia (repetição de palavras ou frases),

- Preferência por estar só; conduta reservada,

- Pode não querer abraços de carinho ou pode aconchegar-se carinhosamente,

- Faz girar os objetos,

- Hiper ou hipo atividade física,

- Aparenta angústia sem razão aparente,

- Não responde às ordens verbais; atua como se fosse surdo,

- Apego inapropriado a objetos,

- Habilidades motoras e atividades motoras finas desiguais, e

- Dificuldade em expressar suas necessidades; emprega gestos ou sinais para os objetos em vez de usar palavras.


Texto enviado por minha amiga mariana. 

Quer saber mais sobre o autismo? visite: 
http://www.pedagogiadainclusaoescolar.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Amiga, adorei a iniciativa de falar mais sobre o autismo no seu blog ! Assim, podemos divulgar mais sobre essa síndrome que está provocando inquietações em alguns professores.

    Bju,
    Mari.

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