O folclore na abordagem escolar
Diferentes formas de manifestações folclóricas.
O
folclore é marcado por se tratar de um momento mágico com ricas lendas,
histórias, “causos” entre outros. Comemorado a nível internacional em
22 de agosto, trata-se de uma importante data comemorativa trabalhada
nas escolas.
Considerando a riqueza de conhecimentos existentes no folclore brasileiro, o ideal é que o professor busque as mais diversas formas de trabalhar esse tema com seus alunos.
No ambiente escolar o folclore brasileiro apresenta inúmeros elementos a serem apresentados e desenvolvidos com a criança.
Partindo desse pressuposto, ao trabalhar o folclore é necessário seguir certa hierarquia em relação às informações a serem passadas para os alunos. No intuito de contribuir com o professor podendo enriquecer sua didática, segue algumas orientações de como o professor pode estar trabalhando o folclore numa abordagem ampla, propiciando uma vivência rica e proveitosa para com seus alunos, em especial aqueles inseridos na educação infantil e início do Ensino Fundamental:
• Inicialmente o professor deve fazer com que o aluno compreenda o conceito de folclore, seguido da identificação de diferentes manifestações culturais, respeitando e considerando a faixa etária escolar, conseqüentemente ampliando o vocabulário de seus alunos;
Considerando a riqueza de conhecimentos existentes no folclore brasileiro, o ideal é que o professor busque as mais diversas formas de trabalhar esse tema com seus alunos.
No ambiente escolar o folclore brasileiro apresenta inúmeros elementos a serem apresentados e desenvolvidos com a criança.
Partindo desse pressuposto, ao trabalhar o folclore é necessário seguir certa hierarquia em relação às informações a serem passadas para os alunos. No intuito de contribuir com o professor podendo enriquecer sua didática, segue algumas orientações de como o professor pode estar trabalhando o folclore numa abordagem ampla, propiciando uma vivência rica e proveitosa para com seus alunos, em especial aqueles inseridos na educação infantil e início do Ensino Fundamental:
• Inicialmente o professor deve fazer com que o aluno compreenda o conceito de folclore, seguido da identificação de diferentes manifestações culturais, respeitando e considerando a faixa etária escolar, conseqüentemente ampliando o vocabulário de seus alunos;
•
Considerando que as músicas, parlendas, jogos e brinquedos são
elementos fundamentais do folclore infantil brasileiro e da memória
cultural popular, é fundamental que sejam apresentadas até mesmo para
garantir a preservação da cultura;
•
Trabalhar com jogos folclóricos favorecendo a entrada da criança na
sociedade de forma lúdica, podendo ensinar modelos de comportamento,
regras, rituais, fatores esses indispensáveis para o amadurecimento
emocional;
•
Propor pesquisas sobre brincadeiras antigas, seguida da realização
dessas, dispensando o uso de brinquedos de alta tecnologia e valorizando
o trabalho com o corpo da criança, propiciando seu desenvolvimento;
Disponível em :
http://redeeducacaoemfoco.blogspot.com.br/
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