Criei este espaço com o intuito de trocar experiências, repassar os materiais que me ajudaram e que poderão ajudar outras pessoas. Além disso, repasso também tudo o que julgo interessante na net. Sejam bem vindos ao meu cantinho, Magia da Educação: com um pouco de carinho e dedicação, a magia acontece!

domingo, 11 de novembro de 2012


DESAFIOS E POSSIBILIDADES QUE PERPASSAM A EFETIVIDADE DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Gisllayne Cristina de Araújo Brandão
Gllauce Cristina de Araújo Brandão

RESUMO

Este artigo visa analisar os desafios e as possibilidades para a efetivação da modalidade de Educação à Distância. Para tanto, fez-se necessária uma pesquisa bibliográfica em diversas fontes, tais como, obras de Saraiva, Rocha, Moraes, dentre outros autores que abordam este tema. Seja contribuindo para a democratização do ensino, seja para a formação de professores, a EaD é uma modalidade de ensino que veio para facilitar a Educação de pessoas que não possuem fácil acesso a ela. Muitas pessoas buscam esta modalidade pela flexibilidade de horários, e pela errada maneira de pensar que trata-se de uma modalidade mais “fácil” do que o ensino presencial. Como dito anteriormente, isso não é verdade. O aluno da EaD deve ser comprometido com a sua educação, pois o seu sucesso depende na maior parte, dele. Deve organizar um horário de estudos, realizar as atividades em dia, participar das atividades desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem. Diante da revisão das referências analisadas, constatou-se que a EaD possui diversos desafios que perpassam a sua efetividade, como por exemplo, a evasão dos alunos, que muitas vezes não conseguem acompanhar o ritmo das aulas; as estruturas precárias de alguns dos polos de apoio presencial; a falta de formação adequada para os profissionais envolvidos na EaD, que é uma modalidade educacional séria e necessita, portanto, de profissionais capacitados.

Palavras-chave: Desafios; Possibilidades; Educação à Distância.

Esse é o resumo do artigo que fizemos e utilizamos na apresentação da Oficina no I CONPED-RN. Só para sentirem um gostinho da EaD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário