Criei este espaço com o intuito de trocar experiências, repassar os materiais que me ajudaram e que poderão ajudar outras pessoas. Além disso, repasso também tudo o que julgo interessante na net. Sejam bem vindos ao meu cantinho, Magia da Educação: com um pouco de carinho e dedicação, a magia acontece!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Lei que transformou a forma de ensino no País completa 50 anos

Organizada em 96 artigos, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 (LDB) regulariza o sistema de ensino do País. Antes de sua homologação, em dezembro de 1961, a educação brasileira era somente citada na Constituição de 1934. Cinco décadas depois, porém, o que de fato mudou no cenário educacional do País?
De acordo com especialistas em educação, as mudanças se resumem em uma humanização do sistema educacional: se antes repetência era o único caminho para quem não atingia os objetivos da série em questão, hoje já se fala em dependência e recuperação. Da mesma forma, se em 1961 a educação especial era algo à parte da escola regular, nos dias atuais já se levanta a bandeira por uma escola inclusiva.
Para Hamilton Werneck, pedagogo e especialista em educação, a LDB de 1961 representou um grande avanço para o ensino nacional. De acordo com ele, antes disso, o ensino era basicamente conservador e vertical: professor ensina, aluno aprende. Como instrumento de aprendizagem, apenas quadro negro, lápis e papel. "Contra essa lei se levantaram todos os enciclopedistas que continuam até hoje lutando no sentido de evitar que se parta para um ensino voltado para um modelo sistêmico. Mas a tendência foi a de aproveitar os espaços e o tempo de estudo durante um ano letivo para proporcionar aos estudantes outras oportunidades e formas de aprender", opina.

Adaptado do Terra

Disponível na íntegra em: http://editoraconstruir.com.br/

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Coisas Simples que ajudam Seus Filhos a Aprenderem

São coisas tão simples que podemos imaginar se o efeito será de fato compensador.
Mas, o segredo de todas as coisas está na simplicidade. Existe coisa mais simples do que o ato de respirar? E, no entanto é isso que nos mantém vivos, e nada fizemos para aprender como fazê-lo!

Então...

O caminho para ser bem sucedido na Escola começa logo cedo.
Boa saúde, bons relacionamentos, e oportunidades para aprender tudo, ajudam a criança a preparar a base para ser bem sucedida na vida. Mas, muitos Pais se perguntam: "Como faço para dar estas coisas tão essenciais a meu Filho?"

Pais e encarregados de cuidar das crianças, são pessoas muito ocupadas. Cheias de responsabilidades; Emprego fora de casa, roupa para lavar, casa para cuidar, etc.
No entanto, por mais ocupados que possam ser, eis aqui um monte de coisas que elas podem fazer, sem atrapalhar seus afazeres corriqueiros, e que vai auxiliar suas crianças pequenas a se prepararem melhor para enfrentar a Escola.
Como as pessoas não estão dispostas a deixarem sua rotina diária de lado para se dedicarem as suas crianças, eis aqui algumas sugestões.
São Pequenas coisas que tem um grande efeito. A maioria dessas coisas custa pouco ou nada e podem ser feitas sem alterar o ritmo de sua rotina diária.
Veja então a seguir, 15 Coisas Simples que qualquer Pai ou responsável pode fazer para ajudar seus filhos a aprenderem mais.
  1. Escute-os e preste mais atenção aos seus problemas ou probleminhas;
  2. Leia com eles;
  3. Conte-lhes histórias da família;
  4. Limite seu tempo de ver televisão;
  5. Tenha sempre livros e outros materiais de leitura espalhados pela casa;
  6. Ajude-os a encontrar "aquelas palavras" no dicionário;
  7. Motive-os a usar e consultar uma Enciclopédia;
  8. Compartilhe suas histórias, Poemas e Canções favoritas com eles;
  9. Leve-os à Biblioteca para que tenham seu próprio cartão de acesso aos livros;
  10. Leve-os aos Museus e Lugares Históricos, sempre que possível;
  11. Discuta as novidades do dia ou o que achar que mais interessante com eles;
  12. Explore as coisas junto com eles e aprenda sobre plantas, animais, história e geografia;
  13. Ache um lugar sossegado para eles estudarem;
  14. Faça sempre uma revisão nas suas tarefas de casa;
  15. Mantenha sempre contato com seus professores.
Fonte:
U.S. Department of Education/Helping Your Child Get Ready For School series

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Como falar de Papai Noel?

Especialistas defendem: estimular a fantasia no bom velhinho é saudável para o desenvolvimento dos pequenos. Entenda o porquê

Foto: Cleiby Trevisan
Foto: Ninguém deve tirar de uma criança a capacidade de fantasiar

Ninguém deve tirar de uma criança a capacidade de fantasiar

O Natal, uma das festas mais comemoradas em todo o mundo, está chegando. É época de esbarrar com Papai Noel em ruas, lojas, shoppings, restaurantes. O que não é nada mal, já que ver os filhos felizes é um dos maiores prazeres de pais e mães. Mas estimular a fantasia é saudável para o desenvolvimento dos pequenos? "Incentivar a crença no Papai Noel é absolutamente saudável. Mais do que isso: é imprescindível! Toda criança merece viver o encantamento do Natal", garante a psicoterapeuta e contadora de histórias Alessandra Giordano, de São Paulo.

Ninguém deve tirar de uma criança a capacidade de fantasiar. De acordo com os especialistas, o papel dos pais é, ao contrário, facilitar o mundo da imaginação para os pequenos, oferecendo-lhes todas as possibilidades de sonho e fantasia. "O Papai Noel é, sem dúvida, uma das recordações mais bonitas que trazemos da infância. E o que fica registrado em nosso inconsciente não é só a figura do entregador de presentes, pois o Papai Noel representa muito mais do que isso. O velhinho barbudo e simpático é o valor da família, da fraternidade e da bondade. E é também o respeito ao idoso", defende Rosana Zanella, psicóloga e professora do Instituto Sedes Sapientiae e da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), de São Paulo.

Além de proporcionar uma infância mais feliz e cheia de imaginação, o Papai Noel também oferece outras representações simbólicas. "É ele que vai se esforçar para atender aos nossos desejos. A ideia de que vamos encontrar bons velhinhos ao longo da vida é o que nos ajuda a aguentar o 'tranco'. É o que chamamos de fé na vida", diz Carolina Scheuer, psicóloga especialista em psicanálise da criança.

Ela afirma que as figuras mitológicas criadas na infância são fundamentais durante todo o nosso percurso. "De modo geral, a realidade é uma coisa difícil de ser digerida sem 'amortecimento', na infância e na vida adulta." É claro que adultos e crianças lidam com a fantasia de maneiras completamente diferentes, mas todos, em algum grau, precisam dela para dar conta de suas angústias e ansiedades. "É pela via do imaginário e da fantasia que conseguimos elaborar nossas questões afetivas e isso começa na infância", afirma Carolina.

Muitos pais têm dúvidas sobre o que dizer aos filhos a respeito do Papai Noel. Diante desse dilema, a psicanalista austríaca Melanie Klein (1882-1960) experimentou negar a fantasia aos seus rebentos. Ela acreditava que a realidade deveria prevalecer em qualquer circunstância. Mas, certo dia, deparou-se com um pedido dos filhos: eles queriam se mudar para a casa da vizinha. Intrigada, perguntou o motivo e encontrou a resposta: é que lá existia Papai Noel. “O caso está registrado em uma das contribuições de Klein à psicanálise e mostra que a fantasia é intrínseca à criança, queiram os pais ou não”, avalia Carolina.

 Texto Juliana Bernardino
http://educarparacrescer.abril.com.br/

sábado, 15 de outubro de 2011

O sucesso da Mala 

Respiro ofegante. Trago nas mãos uma pequena mala e uma agenda tinindo de nova. É meu primeiro dia de aula. Venho substituir uma professora que teve que se ausentar "por motivo de força maior". Entro timidamente na sala dos professores e sou encarada por todos. Uma das colegas, tentando me deixar mais à vontade, pergunta:

- É você que veio substituir a Edith?

- Sim - respondo num fio de voz.

- Fala forte, querida, caso contrário vai ser tragada pelos alunos - e morre de rir.

- Ela nem imagina o que a espera, não é mesmo? - e a equipe toda se diverte com a minha cara.

Convidada a me sentar, aceito para não parecer antipática. Eles continuam a conversar como se eu não estivesse ali. Até que, finalmente, toca o sinal. É hora de começar a aula. Pego meu material e percebo que me olham curiosos para saber o que tenho dentro da mala. Antes que me perguntem, acelero o passo e sigo para a sala de aula. Entro e vejo um montão de olhinhos curiosos a me analisar que, em seguida, se voltam para a maleta. Eu a coloco em cima da mesa e a abro sem deixar que vejam o que há lá dentro.

- O que tem aí, professora?

- Em breve vocês saberão.

No fim do dia, fecho a mala, junto minhas coisas e saio. No dia seguinte, me comporto da mesma maneira, e no outro e no noutro... As aulas correm bem e sinto que conquistei a classe, que participa com muito interesse. Os professores já não me encaram. A mala, porém, continua sendo alvo de olhares curiosos.

Chego à escola no meu último dia de aula. A titular da turma voltará na semana seguinte. Na sala dos professores ouço a pergunta guardada há tantos dias:

- Afinal, o que você guarda de tão mágico dentro dessa mala que conseguiu modificar a sala em tão pouco tempo?

- Podem olhar - respondo, abrindo o fecho.

- Mas não tem nada aí! - comentam.

- O essencial é invisível aos olhos. Aqui guardo o meu melhor.

Todos ficam me olhando. Parecem estar pensando no que eu disse. Pego meu material, me despeço e saio.
Cybele Meyer 
Professor, convido-o a pegar a sua mala e pôr tudo o que tem de bom para oferecer aos alunos.
O essencial... Assim como o silêncio diz, aparentes vazios podem conter o que os olhos não vêem.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ética na Educação: como trabalhá-la?

:: O CIDADÃO – CONTEÚDOS DISCIPLINARES E ÉTICA

A formação integral do cidadão não diz respeito apenas a atitudes e valores, mas também a conteúdos, considerados na sua totalidade. Na verdade, fatos, conceitos, procedimentos de todas as áreas de ensino estão intimamente ligados aos valores e atitudes humanas. Desse modo, a vida da escola, seja ela na sala de aula, nas reuniões de professores, nos encontros com os pais, seja nos trabalhos feitos pelos alunos respira ética, mesmo se a escola tem atitudes pouco éticas, ou até quando o grupo não têm consciência desse fato.

:: TRABALHANDO A ÉTICA

Uma questão importante é compreender que não se trata apenas de montar um curso para se falar de ética com os alunos, mas de viver as situações, os problemas presentes na escola e na comunidade, as aulas de todas as disciplinas a partir de princípios éticos da vida em sociedade. Não adianta fazer discurso sobre as regras gerais de convivência na escola quando a norma é o tratamento desrespeitoso entre as pessoas, assim como não adianta saber como funciona a cadeia produtiva do papel se existe uma prática generalizada de desperdício nas salas de aula. É preciso buscar uma certa coerência entre a teoria, os princípios que se prega e a prática diária.
Além disso, o cotidiano escolar é repleto de situações que podem servir de ‘matéria prima’ para a discussão de questões éticas. É importante que os professores e toda a equipe escolar estejam atentos a essas situações e possam aproveitá-las da melhor maneira possível para provocar reflexões sobre elas, destacando-se os diversos pontos de vista existentes, os conflitos e quais as alternativas para resolvê-los.
Mais que isso, não se trata de ensinar aos alunos uma lista de preceitos morais, como devem responder a essa ou aquela situação. No campo do ensino de questões éticas, não cabe a pregação de uma tábua de bons valores. Se o que se propõem como objetivo é o desenvolvimento de cidadãos livre-pensantes, a simples pregação de tábuas de valores torna-se uma contradição. De acordo com esse objetivo, o desafio é possibilitar aos alunos recursos internos e condições objetivas para avaliar as situações em que vivem e fazer boas escolhas tendo em vista uma vida mais justa e solidária entre humanos.
Não se pode esquecer também que a construção de uma vida democrática, pautada por princípios éticos, é dinâmica. Evidentemente surgem fatos novos, as pessoas (alunos, professores, pais, funcionários) mudam, existem conflitos diferentes (porque eles nunca deixam de existir) que necessitam ser resolvidos a partir das discussões, do diálogo, criando-se uma tradição no grupo de como fazer isso.
A vida democrática não é construída em um dia nem por uma pessoa, ela é feita a cada dia e pelo esforço de cada um para que seja possível um mundo mais justo. 

:: SUGESTÕES DE TRABALHO

Assim, podemos afirmar que existem muitos modos de se valorizar e ter clareza dos princípios que pautam o cotidiano escolar. Algumas possibilidades:

acolhimento dos alunos pela escola – em todas as situações, com momentos especiais no início do ano letivo, nas mudanças de período ou turmas, nas transferências crianças e jovens de outras escolas;
criar espaços para que os pais entrem na escola e participem dela;
resolver os conflitos por meio do diálogo;
criar código de ética da classe ou da escola; estabelecer conjuntamente normas de condutas periodicamente revistas – por exemplo, ouvir e respeitar a opinião dos colegas, não interromper a fala do outro; respeitar as diferenças;
organizar a participação efetiva dos membros do Conselho de Escola;
estimular a criação do Grêmio;
instituir as representações de classes;
eleger este ou aquele tema para os projetos de classe/série/turmas com pesquisas e estudos sérios, sem perder o objetivo final de toda ação educativa;
trabalhar os fatos e conceitos científicos sempre relacionados com sua presença na organização da vida humana e ao mundo dos valores. 

*(BR Ministério da Educação - Secretaria de Educação Fundamental. Ética e Cidadania no convívio escolar. Brasília, 2001,pg 13)

Produção e Edição: Equipe EducaRede

Disponível em: http://www.miniweb.com.br

domingo, 4 de setembro de 2011


Permita-me tomar alguns minutos de seu precioso tempo para tecer uma crítica à prática educativa de alguns de meus colegas de profissão. Para efetivá-la traçarei um paralelo entre um dos programas de edição e manipulação de imagens mais conhecidos no cenário mundial (O PHOTOSHOP) e suas práticas enquanto professores. Esse programinha faz milagres e transforma pessoas comuns em Barbies e Kens para assim vender ao público uma imagem que não existe, um ser humano estático livre de marcas de expressão e perfeito para todo o sempre. O detentor da beleza e da juventude!
O que quero dizer é que esse truque de Photoshop vem sendo usado, se assim me permite dizer para mascarar aquilo que o professor verdadeiramente é... Um profissional em constante formação. Imperfeito sim, mas que luta pra ver a educação ser priorizada em nosso país.
Durante minha jornada pedagógica me deparei com vários Photo Shops educacionais. Professores que vendem a imagem de bom professor fazendo uso de verbosidades e discursos pré fabricados para assim iludir a muitos fazendo crer que são profissionais exemplares e que realmente toda a classe de professores é injustiçada e não recebe o valor devido.
Injustiçada? Sim ... Recebe menos do que devia? Sim!
Mas não toda ela ... Não mesmo!                   
Professor “Photoshopado” merece bem menos do que lhe é dado.
Por todos os lados o Photo Shop educacional aparece... Professores, pedagogos, doutores vestidos de uma roupagem que não é bem aquela defendida e praticada por um dos maiores educadores que esse país e o mundo já viu o qual escreveu a frase que abre esse discurso meio sem papas na língua; Senhor Paulo Freire do qual muito me orgulho uma vez que me fez através de suas obras e seus atos compreender que ser educador é mais que vestir uma indumentária de intelectual e falar meia dúzia de palavras bonitas. É a reflexão e a ação. É o envolvimento a doação... O amor.
Em sete anos participando de coletivos e reuniões, encontros e palestras o que ouvi de muitos professores foram reclamações, burburinhos enquanto se explicava algo importante, papeizinhos trocados, comentários sobre a roupa alheia , desinteresse e ao final de qualquer encontro a seguinte frase:
- Que encontro chato, nada se aproveitou!
Em sala de aula a postura cobrada do aluno é outra e a vestimenta é de alguém que em grupo sabe comportar-se, discute as propostas e respeita seus mestres.Puro Photoshop Educacional!
Fico pensando como conseguem cobrar de seus alunos aquilo que são incapazes de fazer, e como conseguiriam absorver algo do palestrante uma vez que se entrou cheio de tal modo que se vê como algo completamente natural bater papo em meio a uma palestra!
Esvaziar-se e considerar-se pequeno aguçando os ouvidos para aprender é para os sábios não para Photoshopados... Aparência pura, casca.  Da essência pouco se aproveita.
O grande filósofo dizia:
-Só sei que nada sei!
Mas grande parte de nossa classe sabe demais, tem experiência demais, é capacitado demais e não está aberto a receber qualquer que seja a crítica ou ensinamento.
Ao longo dos anos observei, continuo observando e não gosto do Photo Shop Educacional. Ele torna o ensino estático, unilateral e “perfeito demais” para seres humanos em processo de formação contínua.
- Eu não estou pronta! Embora tenha opiniões bem definidas a cerca da maioria dos assuntos que estão na mídia sendo defendidos por professores Photoshopados como verdade cabível em nossa sociedade simplesmente por que os tempos mudam sem fazer a mínima reflexão sobre o que pode vir a acontecer se certos padrões se instalarem. Eu não estou pronta e acabada!
Perdoem-me os professores que se entregam a seu ofício e exercem sua profissão de forma nua e crua, cheios de marcas pelos caminhos, de feridas da estrada de imperfeições. Esse discurso certamente não é para vocês, uma vez que inacabados, carregam consigo a esperança e crêem no impossível.
A educação em nosso país é perfeita?
De forma nenhuma.
Há recursos suficientes?
De maneira alguma
Os professores recebem remuneração adequada?
Nem de longe...
E é por esses e outros motivos que me recuso a fazer uso do Photo Shop Educacional.
Discurso bonito, frases de efeito tudo isso cabe à linguagem do profissional da educação, mas custo a acreditar em um profissional que apenas fala quando suas ações me dizem o contrário.
Vamos parar pra refletir e ficar com a frase de Freire ?
É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.” ...

Sem Photoshop Educacional, por favor... Imperfeitos sim... Mas em busca de mudança, de melhores condições de trabalho e acima de tudo de em amor mostrar pelo exemplo a nossos alunos e a sociedade o que é um bom profissional... Meio enrugado, meio velho meio feio, mas em essência muito especial!
Um excelente dia a todos


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Fotos Históricas


Primeiro Mc donalds

silvio santos novinho :


che gevara

sadam russein sendo enforcado :

lampião e seu bando :

onde era o cristo redentor :

antes era esse butequinho 


Brasilia antes :

Papa e hitler juntos

elvis presley no exercito (lindooo)

beatles no comecinho da carreira

massacre do carandiru :(



familia bim ladem , osama é o que está na bolinha



esses todo mundo conhece ....

hollywood era assim :

e o pao de açucar , assim :

construçao da disney world :

derrubada do muro de berlim :

evoluçao da coca -cola

 

john lennon , dando autografo a seu assassino :

a 25 de março era assim :


chukis norris e bruce lee


copacabana era assim :

os fusquinhas predominavam kkkk

construçao do cristo redentor :

albert einstein no brasil


primeiro computador do mundo :

presidente kennedy morto :(

martin luther king morto :

boletim escolar de albert einsten

esse é o criador do orkut ....

ta falindo , coitado 

14 bis

,

google em 1999 , uma micro empresa ...

 


marilin monroe na playboy

linda ....

 
 

titanic antes de zarpar ...


 
 

obra do hitler


 
 

cazuza no auge da aids :


 
 

judeus esperando a morte

 


 
 

guerra do vietna


 
 

primeiro moonwalker :


 
 

john lennon morto


 
 

lula e fernando henrique :

juntos fazendo panfletagem , vai saber em que ano

 
 

acidente da lady di


 
 

jogador de camaroes morto :

lembram dele ?

morreu em campo :
_
 
 

papa com seu 'quase' assassino

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MENSAGEM CRIATIVA DE UMA ESCOLA DA CALIFÓRNIA

Esta é a mensagem que os professores de uma escola da Califórnia decidiram gravar na secretária eletrônica. 
A escola cobra responsabilidade dos alunos e dos pais perante as faltas e trabalhos de casa e, por isso, ela e os professores estão sendo processados por pais que querem que seus filhos sejam aprovados mesmo com muitas faltas e sem fazer os trabalhos escolares. 
 
Eis a mensagem gravada: 
 
- Olá! Para que possamos ajudá-lo, por favor, ouça todas as opções: 
- Para mentir sobre o motivo das faltas do seu filho - tecle 1. 
- Para dar uma desculpa por seu filho não ter feito o trabalho de casa - tecle 2. 
- Para se queixar sobre o que nós fazemos - tecle 3. 
- Para insultar os professores - tecle 4. 
- Para saber por que não foi informado sobre o que consta no boletim do seu filho ou em diversos documentos que lhe enviamos - tecle 5. 
- Se quiser que criemos o seu filho - tecle 6. 
- Se quiser agarrar, esbofetear ou agredir alguém - tecle 7. 
- Para pedir um professor novo pela terceira vez este ano - tecle 8. 
- Para se queixar do transporte escolar - tecle 9. 
- Para se queixar da alimentação fornecida pela escola - tecle 0. 
- Mas se você já compreendeu que este é um mundo real e que seu filho deve ser responsabilizado pelo próprio comportamento, pelo seu trabalho na aula, pelas tarefas de casa, e que a culpa da falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, desligue e tenha um bom dia!"
 
Recebi de uma amiga também professora por e-mail e resolvi postar.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Câmara analisa projeto de lei que pune violência contra o professor

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino. 

Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente. 

A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante.  

Indisciplina
De acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, em muitos casos, acabam sem punição.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Quando eu era estudante do ensino médio, os meus professores me serviam de referência, era possível ser amiga deles. Ao mesmo tempo em que podíamos brincar com eles, havia um respeito enorme por aqueles que nos ensinavam um pouco mais dia a dia. É muito triste perceber que o desrespeito e a violência ao professor imperam no dia de hoje.

Amannda Oliveira

Retirado de http://blogfalandofrancamente.com

domingo, 31 de julho de 2011

PLANEJAMENTO EM AÇÃO

- PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: É, antes de tudo, aplicar à própria educação naquilo que os verdadeiros educadores se esforçam por internalizar em seus alunos: uma abordagem racional e científica dos problemas; Prevê estruturação e funcionamento do sistema educacional global; Compete ao Ministério da Educação e aos seus órgãos subordinados em escala federal, estadual e municipal;

* OBJETIVOS:
·      Promover o desenvolvimento educacional;
·      Traçar princípios, diretrizes e procedimentos;
·      Estabelecer vínculos;
·      Garantir a racionalização, a organização e a coordenação dos recursos;
·      Assegurar a unidade, coerência e a implementação do planejamento;
·     Atualizar o planejamento a partir do diagnostico e com avaliações continuas dos   resultados.


- PLANO DE ENSINO: É que o professor pretende que os alunos assimilem após o estudo da disciplina.

* OBJETIVOS:
·      Partindo dos conteúdos, fixar os objetivos específicos;
·      Direcionar o trabalho docente tendo em vista promover a aprendizagem do aluno;
·  Indicar as atividades e convicções em relação à matéria, ao estudo, ao relacionamento humano, à realidade social.


- PLANO DE CURSO: É a previsão de objetivos, conteúdos e atividades a serem trabalhados durante o ano letivo, considerando o contexto das pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem e as condições operacionais.

* ASPECTOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS:
·      Sondagem inicial com os alunos;
·      Definir objetivos gerais e específicos a serem atingidos durante o ano letivo;
·      Indicar os conteúdos e atividades a serem trabalhados durante o ano letivo;
·  Estabelecer as atividades e procedimentos de ensino e aprendizagem adequados aos  objetivos e conteúdos propostos;
·      Selecionar e indicar os recursos didáticos a serem utilizados;
·  Escolher e determinar formas de avaliação coerentes com os objetivos definidos e os conteúdos a serem desenvolvidos, os alunos, as condições de ensino-aprendizagem e o próprio contexto.


- PLANO DE DISCIPLINA: É a organização das ações dos professores e dos alunos tendo em vista os objetivos da aprendizagem estabelecidos, para serem alcançados em determinada disciplina.


- PLANO DE UNIDADE: É a seqüência de atividades a serem desenvolvidas durante uma unidade de ensino pela interação professor-aluno.

* 3 ETAPAS DE ELABORAÇÃO:

·  APRESENTAÇÃO – Etapa em que o professor identifica e estimula os interesses dos alunos, tentando aproveitar seus conhecimentos anteriores e relacioná-los ao tema da unidade;

· DESENVOLVIMENTO – Etapa em que o professor organiza e apresenta situações de ensino-aprendizagem que estimulam a participação ativa dos alunos, visando atingir os objetivos específicos propostos. São indicados: soluções de problemas, projeto, estudo dirigido, estudos de textos, pesquisas, experimentação e trabalho de grupo;

· INTEGRAÇÃO – Etapa em que os alunos farão uma síntese de conhecimentos trabalhados durante o desenvolvimento da unidade. Sugere-se: a elaboração de relatórios orais ou escritos e a organização de resumos, que sintetizem os aspectos mais importantes da unidade de estudos.


- PLANO DE AULA: É a previsão do desenvolvimento de objetivos e atividades para uma aula ou conjunto de aulas mediante a interação professor-aluno, levando em consideração conteúdo trabalhado em aulas anteriores.

* Para construir um plano de aula o professor precisa rever aula anterior; identificar o que foi assimilado e não assimilado; definir os objetivos a serem alcançados; especificar os itens e subitens do conteúdo a ser trabalhado; indicar os materiais que serão utilizados na aula, inclusive a bibliografia; definir o modelo e critérios de avaliação a serem utilizados; retomar o processo ensino-aprendizagem (com base nos dados da avaliação) e planejar a próxima aula com base nos resultados obtidos.



sábado, 23 de julho de 2011

Pós Graduação Gratuita 2011

Muitas pessoas me perguntam se é fácil conseguir uma pós-graduação gratuita  e a minha resposta é sempre a mesma: não é fácil, mas não é impossível. Diversas instituições oferecem cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado) sem custo para os alunos. Outra opção interessante, principalmente para mestrado e doutorado, são as bolsas de estudo oferecidas por instituições como o CNPq.
Então fica a pergunta que não quer calar: como conseguir fazer uma pós-graduação gratuita em 2011? Bom, antes de mais nada, fique sabendo que não existem milagres e você não vai conseguir uma pós na qual o processo seja apenas entrar em um site, fazer uma inscrição rápida e começar a estudar a distância sem pagar nada. Isso não existe. As instituições que oferecem cursos gratuitos, normalmente, são instituições federais ou estaduais e o processo de seleção é complicado e muito concorrido. Dito isso, vou mostrar o caminho que você vai ter que seguir para conseguir a tão sonhada pós-graduação de graça para 2011 (veja a nossa página especial sobre pós-graduação).
Primeiro, você tem que decidir o seguinte: onde você quer estudar? No estado em que você mora ou está disposto a se mudar para outro para poder fazer o curso? Decidiu? Agora você vai ter que verificar na lista abaixo quais são as instituições públicas que existem nesse estado. Vai ter que acessar o site de uma por uma dessas instituições e procurar por links para o setor de pós-graduação ou pró-reitoria de pós-graduação. Na página da pós (observe que muitas instituições possuem uma página para cada departamento e aí você vai ter que decidir em qual área você quer procurar) você tem que verificar se existem editais de seleção abertos e quais são os critérios para essa seleção. E é aqui que o trabalho começa a ficar mais complicado, já que as exigências não costumam ser pequenas. Mas não desista, você pode conseguir.
Veja uma lista básica, com as melhores instituições federais e estaduais de cada estado. Não fique restrito apenas a essa lista, mas ela é um bom início de caminho para você poder pesquisar.
Acre
  • Instituto Federal do Acre (IFAC) – www.ifac.edu.br
  •   Universidade Federal do Acre (UFAC) – www.ufac.br
Alagoas
  • Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) – www.uncisal.edu.br
  • Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – www.cefet-al.br
  • Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
  • Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – www.ufal.edu.br
Amapá
  • Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – www.unifap.br
  • Universidade Estadual do Amapá (UEAP)
Amazonas
  • Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – www.uea.edu.br
  • Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – www.ifam.edu.br
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – www.ufam.edu.br
Bahia
  • Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – www.uefs.br
  • Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – www.uesc.br
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – www.univasf.edu.br
  • Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – www.uneb.br
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – www.uesb.br
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA) – www.ufba.br
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – www.ufrb.edu.br
Ceará
  • Universidade Estadual do Ceará (UECE) – www.uece.br
  • Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) – www.uvanet.br
  • Universidade Federal do Ceará (UFC) – www.ufc.br
  • Instituto Federal do Ceará (IFCE) – www.ifce.edu.br
Distrito Federal
  • Universidade de Brasília (UNB) – www.unb.br
Espírito Santo
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – www.ufes.br
  • Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – www.ifes.edu.br
  • Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) – www.ceunes.ufes.br
Goiás
  • Universidade Estadual de Goiás (UEG) – www.ueg.br
  • Universidade Federal de Goiás (UFG) – www.ufg.br
  • Instituto Federal de Goiás (IFG) – www.ifgoias.edu.br
  • Instituto Federal Goiano (IFGoiano) – www.ifgoiano.edu.br
Maranhão
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – www.ufma.br
  • Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – www.uema.br
Mato Grosso
  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – www.ufmt.br
  • Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) – www.ifmt.edu.br
  • Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – www.unemat.br
Mato Grosso do Sul
  • Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – www.ufms.br
  • Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) – www.uems.br
  • Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – www.ufgd.edu.br
Minas Gerais
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – www.ufmg.br
  • Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – www.uemg.br
  • Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) – www.unimontes.br
  • Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – www.ufsj.edu.br
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – www.uftm.edu.br
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – www.ufjf.br
  • Universidade Federal de Lavras (UFLA) – www.ufla.br
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – www.ufvjm.edu.br
  • Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) – www.unifal-mg.edu.br
  • Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – www.unifei.edu.br
  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – www.ufop.br
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – www.ufu.br
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV) – www.ufv.br
Pará
  • Universidade Federal do Pará (UFPA) – www.ufpa.br
  • Universidade Federal Rural da Amazônia (UERA) – www.ufra.edu.br
  • Universidade do Estado do Pará (UEPA) – www.uepa.br
Paraíba
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – www.ufpb.br
  • Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – www.ufcg.edu.br
  • Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – www.uepb.edu.br
Paraná
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR) – www.ufpr.br
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – www.utfpr.edu.br
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – www.uepg.br
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL) – www.uel.br
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM) – www.uem.br
  • Faculdade de Artes do Paraná (FAPR) – www.fapr.br
Pernambuco
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – www.ufpe.br
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – www.ufrpe.br
  • Universidade de Pernambuco (UPE) – www.upe.br
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – www.univasf.edu.br
Piauí
  • Universidade Federal do Piauí (UFPI) – www.ufpi.br
  • Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – www.uespi.br
  • Instituto Federal do Piauí (IFPI) – www.cefetpi.br
Rio de Janeiro
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – www.uerj.br
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) – www.uenf.br
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – www.ufrj.br
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – www.unirio.br
  • Universidade Federal Fluminense (UFF) – www.uff.br
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – www.ufrrj.br
Rio Grande do Norte
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – www.uern.br
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – www.ufrn.br
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – www.ufersa.edu.br
Rio Grande do Sul
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – www.ufrgs.br
  • Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) – www.uergs.edu.br
  • Universidade Federal do Rio Grande (FURG) – www.furg.br
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPeL) – www.ufpel.edu.br
  • Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – www.unipampa.edu.br
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – www.ufsm.br
Rondônia
  • Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – www.unir.br
  • Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – www.ifro.edu.br
Roraima
  • Universidade Federal de Roraima (UFRR) – www.ufrr.br
  • Instituto Federal de Roraima (IFRR) – www.ifrr.edu.br
Santa Catarina
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – www.ufsc.br (cursos com inscrições abertas na UFSC)
  • Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – www.udesc.br
  • Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – www.ifsc.edu.br
  • Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – www.uffs.edu.br
São Paulo
  • Universidade de São Paulo (USP) – www.usp.br
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – www.unicamp.br
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP) – www.unesp.br
  • Universidade Federal do ABC (UFABC) – www.ufabc.edu.br
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – www.ufscar.br
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – www.unifesp.br
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – www.ita.br
Sergipe
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS) – www.ufs.br
  • Instituto Federal de Sergipe (IFS) – www.cefetse.edu.br
Tocantins
  • Universidade do Tocantins (UNITINS) – www.unitins.br
  • Universidade Federal do Tocantins (UFT) – www.uft.edu.br
  • Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – www.ifto.edu.br
Texto disponível em: http://www.folhacat.com.br/