Criei este espaço com o intuito de trocar experiências, repassar os materiais que me ajudaram e que poderão ajudar outras pessoas. Além disso, repasso também tudo o que julgo interessante na net. Sejam bem vindos ao meu cantinho, Magia da Educação: com um pouco de carinho e dedicação, a magia acontece!

domingo, 31 de julho de 2011

PLANEJAMENTO EM AÇÃO

- PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: É, antes de tudo, aplicar à própria educação naquilo que os verdadeiros educadores se esforçam por internalizar em seus alunos: uma abordagem racional e científica dos problemas; Prevê estruturação e funcionamento do sistema educacional global; Compete ao Ministério da Educação e aos seus órgãos subordinados em escala federal, estadual e municipal;

* OBJETIVOS:
·      Promover o desenvolvimento educacional;
·      Traçar princípios, diretrizes e procedimentos;
·      Estabelecer vínculos;
·      Garantir a racionalização, a organização e a coordenação dos recursos;
·      Assegurar a unidade, coerência e a implementação do planejamento;
·     Atualizar o planejamento a partir do diagnostico e com avaliações continuas dos   resultados.


- PLANO DE ENSINO: É que o professor pretende que os alunos assimilem após o estudo da disciplina.

* OBJETIVOS:
·      Partindo dos conteúdos, fixar os objetivos específicos;
·      Direcionar o trabalho docente tendo em vista promover a aprendizagem do aluno;
·  Indicar as atividades e convicções em relação à matéria, ao estudo, ao relacionamento humano, à realidade social.


- PLANO DE CURSO: É a previsão de objetivos, conteúdos e atividades a serem trabalhados durante o ano letivo, considerando o contexto das pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem e as condições operacionais.

* ASPECTOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS:
·      Sondagem inicial com os alunos;
·      Definir objetivos gerais e específicos a serem atingidos durante o ano letivo;
·      Indicar os conteúdos e atividades a serem trabalhados durante o ano letivo;
·  Estabelecer as atividades e procedimentos de ensino e aprendizagem adequados aos  objetivos e conteúdos propostos;
·      Selecionar e indicar os recursos didáticos a serem utilizados;
·  Escolher e determinar formas de avaliação coerentes com os objetivos definidos e os conteúdos a serem desenvolvidos, os alunos, as condições de ensino-aprendizagem e o próprio contexto.


- PLANO DE DISCIPLINA: É a organização das ações dos professores e dos alunos tendo em vista os objetivos da aprendizagem estabelecidos, para serem alcançados em determinada disciplina.


- PLANO DE UNIDADE: É a seqüência de atividades a serem desenvolvidas durante uma unidade de ensino pela interação professor-aluno.

* 3 ETAPAS DE ELABORAÇÃO:

·  APRESENTAÇÃO – Etapa em que o professor identifica e estimula os interesses dos alunos, tentando aproveitar seus conhecimentos anteriores e relacioná-los ao tema da unidade;

· DESENVOLVIMENTO – Etapa em que o professor organiza e apresenta situações de ensino-aprendizagem que estimulam a participação ativa dos alunos, visando atingir os objetivos específicos propostos. São indicados: soluções de problemas, projeto, estudo dirigido, estudos de textos, pesquisas, experimentação e trabalho de grupo;

· INTEGRAÇÃO – Etapa em que os alunos farão uma síntese de conhecimentos trabalhados durante o desenvolvimento da unidade. Sugere-se: a elaboração de relatórios orais ou escritos e a organização de resumos, que sintetizem os aspectos mais importantes da unidade de estudos.


- PLANO DE AULA: É a previsão do desenvolvimento de objetivos e atividades para uma aula ou conjunto de aulas mediante a interação professor-aluno, levando em consideração conteúdo trabalhado em aulas anteriores.

* Para construir um plano de aula o professor precisa rever aula anterior; identificar o que foi assimilado e não assimilado; definir os objetivos a serem alcançados; especificar os itens e subitens do conteúdo a ser trabalhado; indicar os materiais que serão utilizados na aula, inclusive a bibliografia; definir o modelo e critérios de avaliação a serem utilizados; retomar o processo ensino-aprendizagem (com base nos dados da avaliação) e planejar a próxima aula com base nos resultados obtidos.



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