- PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: É, antes de tudo, aplicar à própria educação naquilo que os verdadeiros educadores se esforçam por internalizar em seus alunos: uma abordagem racional e científica dos problemas; Prevê estruturação e funcionamento do sistema educacional global; Compete ao Ministério da Educação e aos seus órgãos subordinados em escala federal, estadual e municipal;
* OBJETIVOS:
· Promover o desenvolvimento educacional;
· Traçar princípios, diretrizes e procedimentos;
· Estabelecer vínculos;
· Garantir a racionalização, a organização e a coordenação dos recursos;
· Assegurar a unidade, coerência e a implementação do planejamento;
· Atualizar o planejamento a partir do diagnostico e com avaliações continuas dos resultados.
- PLANO DE ENSINO: É que o professor pretende que os alunos assimilem após o estudo da disciplina.
* OBJETIVOS:
· Partindo dos conteúdos, fixar os objetivos específicos;
· Direcionar o trabalho docente tendo em vista promover a aprendizagem do aluno;
· Indicar as atividades e convicções em relação à matéria, ao estudo, ao relacionamento humano, à realidade social.
- PLANO DE CURSO: É a previsão de objetivos, conteúdos e atividades a serem trabalhados durante o ano letivo, considerando o contexto das pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem e as condições operacionais.
* ASPECTOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS:
· Sondagem inicial com os alunos;
· Definir objetivos gerais e específicos a serem atingidos durante o ano letivo;
· Indicar os conteúdos e atividades a serem trabalhados durante o ano letivo;
· Estabelecer as atividades e procedimentos de ensino e aprendizagem adequados aos objetivos e conteúdos propostos;
· Selecionar e indicar os recursos didáticos a serem utilizados;
· Escolher e determinar formas de avaliação coerentes com os objetivos definidos e os conteúdos a serem desenvolvidos, os alunos, as condições de ensino-aprendizagem e o próprio contexto.
- PLANO DE DISCIPLINA: É a organização das ações dos professores e dos alunos tendo em vista os objetivos da aprendizagem estabelecidos, para serem alcançados em determinada disciplina.
- PLANO DE UNIDADE: É a seqüência de atividades a serem desenvolvidas durante uma unidade de ensino pela interação professor-aluno.
* 3 ETAPAS DE ELABORAÇÃO:
· APRESENTAÇÃO – Etapa em que o professor identifica e estimula os interesses dos alunos, tentando aproveitar seus conhecimentos anteriores e relacioná-los ao tema da unidade;
· DESENVOLVIMENTO – Etapa em que o professor organiza e apresenta situações de ensino-aprendizagem que estimulam a participação ativa dos alunos, visando atingir os objetivos específicos propostos. São indicados: soluções de problemas, projeto, estudo dirigido, estudos de textos, pesquisas, experimentação e trabalho de grupo;
· INTEGRAÇÃO – Etapa em que os alunos farão uma síntese de conhecimentos trabalhados durante o desenvolvimento da unidade. Sugere-se: a elaboração de relatórios orais ou escritos e a organização de resumos, que sintetizem os aspectos mais importantes da unidade de estudos.
- PLANO DE AULA: É a previsão do desenvolvimento de objetivos e atividades para uma aula ou conjunto de aulas mediante a interação professor-aluno, levando em consideração conteúdo trabalhado em aulas anteriores.
* Para construir um plano de aula o professor precisa rever aula anterior; identificar o que foi assimilado e não assimilado; definir os objetivos a serem alcançados; especificar os itens e subitens do conteúdo a ser trabalhado; indicar os materiais que serão utilizados na aula, inclusive a bibliografia; definir o modelo e critérios de avaliação a serem utilizados; retomar o processo ensino-aprendizagem (com base nos dados da avaliação) e planejar a próxima aula com base nos resultados obtidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário