Criei este espaço com o intuito de trocar experiências, repassar os materiais que me ajudaram e que poderão ajudar outras pessoas. Além disso, repasso também tudo o que julgo interessante na net. Sejam bem vindos ao meu cantinho, Magia da Educação: com um pouco de carinho e dedicação, a magia acontece!

terça-feira, 5 de julho de 2011


ALGUMAS SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS PARA REALIZAR COM AS CRIANÇAS

1- O PULO DO SAPO
Marcar no pátio as linhas de partida e chegada. Ao sinal dado, os participantes, em posição de sapo (cócoras), devem sair pulando até a linha de chegada. Vence aquele que chegar primeiro.

2-  CORRIDA DO CACHORRINHO
Marcar um ponto de partida e um de chegada. Os participantes devem imitar a posição de cachorro, alinhando-se na partida. Ao sinal, saem depressa em direção à linha de chegada. Quem chegar primeiro será o vencedor.

3- MARIA BOLOTA
Uma criança ficará à frente das demais para jogar a bola. Ela deverá estar de costas para o resto da turma. Arremessada a bola, outra criança pegará e esconderá a bola nas costas e a s outras com as mãos para trás. Será feita a seguinte pergunta:
- Com quem está a bola, Maria Bolota? Quem jogou a bola deverá adivinhar. Se acertar, ela continuará; se errar, quem estiver com a bola ficará no seu lugar.

4- QUEM É O FANTASMINHA?
Dividir a turma em duas equipes. Uma deverá sair do local. Dado o sinal, a equipe tentará descobrir quem é o fantasminha, ou seja, a criança escondida. Se acertar, marca dois pontos.
Obs.: com os meus pequeninos que tem entre 2 e 3 anos eu não divido em grupos, apenas retiro um aluno do local para a adivinha. Como são muito pequenos às vezes precisam de uma ajudinha, então deixo o aluno visualizar um pedacinho da roupa ou do sapato do “fantasminha”. Minhas crianças adoram essa brincadeira!!!

5-ESPANTALHO ARREPIADO
Uma criança é escolhida para ser o espantalho, se colocando em destaque. O professor prende na roupa dessa criança muitos prendedores de roupas. Separar a turma em duas fileiras. A primeira de cada fileira tira um pregador e volta para trás e, assim, sucessivamente. Ganha a fila ou o time que terminar primeiro, voltando a primeira criança à posição inicial. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário