Criei este espaço com o intuito de trocar experiências, repassar os materiais que me ajudaram e que poderão ajudar outras pessoas. Além disso, repasso também tudo o que julgo interessante na net. Sejam bem vindos ao meu cantinho, Magia da Educação: com um pouco de carinho e dedicação, a magia acontece!

domingo, 15 de janeiro de 2012

Como escolher a escola do seu filho?

Uma matéria da revista ISTOÉ, de 1º de Setembro de 2010, mostrou dicas de como escolher adequadamente uma boa escola para seu filho. Vejamos o passo a passo da escolha, de acordo com a reportagem:
Mais informações em: http://www.nei.ufrn.br

Trace o perfil do seu filho Ele é tímido ou extrovertido? É criativo? Reage a ambientes previsíveis? Um profissional como um Psicólogo ou Psicopedagogo pode ajudar nessa fase.
Tenha em mente os seus próprios anseios O principal objetivo é o vestibular? Ou uma formação humanista, criativa e crítica? Ou religiosa?
Tenha foco Foque nas escolas cujo método pedagógico esteja alinhado com a personalidade da criança, ou seja, com seus potenciais, afinidades e limitações.
Estipule a faixa de preço O casal deve estipular quanto pode pagar pela mensalidade, material escolar, uniforme e outras taxas, além do transporte escolar, se for o caso.
Defina a localização e o transporte O ideal é que a escola seja perto de casa. Isto melhora a qualidade de vida de pais e filhos, especialmente nas grandes cidades. Caso seja necessário transporte escolar, se informe sobre o tempo que a criança levará no deslocamento.
Conheça as escolas Visite, pergunte. Ouça pais de alunos. Visite novamente, se for preciso, cada uma das instituições de ensino. Defina as duas preferidas.
Ouça o seu filho Crianças a partir de 5 anos devem ser ouvidas. O indicado é que os pais levem os filhos nas duas escolas preferidas deles e ouça a sua opinião. Participar na escolha pode ajudar no comprometimento da criança no processo educacional.

Um comentário:

  1. Parabéns. Muito bacana seu blog. É estimulante para nós graduandos ver colegas comprometidos com a Educação.
    Faça-nos uma visita http://bardopedagogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir