Criei este espaço com o intuito de trocar experiências, repassar os materiais que me ajudaram e que poderão ajudar outras pessoas. Além disso, repasso também tudo o que julgo interessante na net. Sejam bem vindos ao meu cantinho, Magia da Educação: com um pouco de carinho e dedicação, a magia acontece!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Explorando corpos geométricos

Bloco de Conteúdo
Matemática

Conteúdo
Espaço e Forma

Objetivos 
• Observar e discutir características dos sólidos geométricos.
• Explorar a representação plana de objetos tridimensionais.

Conteúdos 
• Características dos corpos geométricos.
• Vocabulário específico da área de espaço e forma.
• Relações entre faces de polígonos (figuras bidimensionais planas), poliedros (sólidos geométricos de faces planas) e corpos redondos (sólidos curvos ou que combinam planos e curvas).

5º ano.

Tempo estimado: Quatro aulas.

Material necessário 
Conjunto de sólidos geométricos variados (esferas, cubos, pirâmides, cones etc.) e figuras tridimensionais planificadas em papel.

Conteúdos 
1ª etapa
Comece a atividade com um jogo de adivinhação. Disponha um conjunto de sólidos geométricos em uma mesa no centro da sala de aula. Peça que um aluno escolha secretamente um dos sólidos. O restante da turma deve tentar descobrir a figura selecionada fazendo perguntas que tenham
“sim” ou “não” como resposta. Aquele que adivinhar o sólido será o próximo a escolher. Para sofisticar a atividade, não permita que seja utilizado o nome dos corpos geométricos, estimulando a utilização de descrições dos sólidos e do vocabulário específico da área de espaço e forma. Assim, em vez de perguntar “É a esfera?”, os alunos teriam que de indagar: “É um corpo redondo? Tem arestas? Possui faces planas?” E assim por diante.

2ª etapa 
A sequência prossegue com um segundo jogo: separe os alunos em grupos e entregue a eles um conjunto de sólidos geométricos. Uma equipe deve usar os sólidos para construir uma figura (uma torre usando dois cubos e uma pirâmide no topo, por exemplo), ditando aos outros grupos a forma como os sólidos estão posicionados. Os outros grupos, que não devem ver a montagem, tentam imitar a construção descrita
– aquele que construir uma figura semelhante à original será o próximo a ditar. Novamente, para incentivar o uso do vocabulário específico, pode-se pedir para a garotada dizer “peguem a figura de seis faces idênticas”, em vez de “peguem o cubo”, por exemplo.

3ª etapa
Um terceiro jogo explora a relação entre bi e tridimensionalidade. Leve diferentes planificações de poliedros e corpos redondos, como o cone e o cilindro. Algumas devem apenas se assemelhar às reais, mas não podem permitir a montagem dos sólidos. Por exemplo, no caso do cubo, leve várias planificações que possibilitem a montagem do cubo e outra figura formada por seis quadrados – que, embora semelhante, não “fecha”, ou seja, não dê origem ao cubo quando montado. Os alunos devem analisar as planificações e selecionar quais permitem a construção do sólido.

Avaliação 
Observe o desempenho dos alunos ao longo dos jogos, prestando especial atenção na correta identificação das características de cada grupo de figuras (veja se percebem as diferenças entre polígonos, poliedros e corpos redondos) e no uso do vocabulário da área. Especialmente nas primeiras atividades, a intervenção do professor é essencial para mostrar diferentes maneiras de descrever uma figura geométrica sem necessariamente precisar chamá-la pelo nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário