Criei este espaço com o intuito de trocar experiências, repassar os materiais que me ajudaram e que poderão ajudar outras pessoas. Além disso, repasso também tudo o que julgo interessante na net. Sejam bem vindos ao meu cantinho, Magia da Educação: com um pouco de carinho e dedicação, a magia acontece!

sábado, 8 de janeiro de 2011

10 passos antes de escolher uma escola



Final do ano chegando e muitos pais já estão pensando se devem ou não manter o filho(a) na mesma escola. Essa é sempre uma tarefa difícil, difícil porque queremos que tenha um ensino de qualidade e queremos sentir segurança no local onde estamos deixando nossos filhos, certo? Por isso, a melhor saída é QUESTIONAR!

1 Pense se você prioriza a formação religiosa dentro da escola. Se sim, já se elimina uma série de outras escolas.

2 Defina se você prefere o seu filho numa escola grande, que tem alunos de séries mais avançadas ou se prefere uma escola menor e mais aconchegante (eu sinceramente não vejo diferença entre ser maior ou menor).

3 Veja o quanto você pode pagar pela escola do seu filho, claro.

4 Converse com mães que tem filhos estudando em outra escola, assim você pode sondar algumas coisas sobre ela antes da visita ou então descartá-la de vez.

5 Faça a lista das escolas que quer visitar e possíveis perguntas.

6 Questione sobre a “filosofia” da escola e tenha certeza de que a pessoa que esta conversando com você tenha domínio sobre o que fala. 

7 Peça para ver o PPP (Projeto Político Pedagógico). Se a escola disser que não tem ou que estão formulando, descarte!

8 Se o seu filho for um pixototinho, pergunte sobre a rotina da escola para a série dele. Se ele tiver até 5 anos e não houver horário para brincadeira livre, fique duvidosa. E procure saber também se a escola destina horário para contação de história e música.

9 Conheça as instalações da escola, se as salas são ventiladas, se as cadeiras e mesas são para crianças pequenas (caso seu filho seja pequeno), se possui área verde, parque, biblioteca/cantinho da leitura e área coberta. Além disso, verifique as opções de esporte e a formação das professoras e auxiliares. 

10 Mesmo AMANDO a primeira escola que visitou, não deixe de conhecer as outras listadas. É sempre bom fazer uma pesquisa, afinal de contas, a escola do seu pixototinho é coisa séria. 
Texto retirado do blog Pinceladas de Educação. 
http://pinceladasdeeducacao.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário