Criei este espaço com o intuito de trocar experiências, repassar os materiais que me ajudaram e que poderão ajudar outras pessoas. Além disso, repasso também tudo o que julgo interessante na net. Sejam bem vindos ao meu cantinho, Magia da Educação: com um pouco de carinho e dedicação, a magia acontece!

domingo, 30 de janeiro de 2011

PROJETO CONHECENDO O LIXO

FAIXA ETÁRIA: 6 ANOS
PERIODICIDADE: SEMANAL
ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS
DURAÇÃO: 3 MESES

JUSTIFICATIVA


 Pretendemos com este trabalho, desenvolver nos alunos e conseqüentemente em todos do seu convívio, o interesse, a importância e a necessidade em realizar este tipo de coleta do lixo, tanto para posterior reciclagem do material,quanto para que este procedimento se torne instrumento de efetiva atuação local.

OBJETIVOS:

 Compreender que os problemas
ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas;
 Possibilitar aos
alunos oportunidades para que modifiquem atitudes e práticas pessoais através da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas na sociedade;
 Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema
do lixo, nas formas de coleta e destino do mesmo, na reciclagem, nos comportamentos responsáveis de “produção” e “destino” do lixo, na escola, em casa e espaços em comum.

CONTEÚDOS:

 Manutenção e preservação dos
espaços coletivos e meio ambiente;
 Coleta seletiva de lixo;

 Reciclagem
de materiais;
 Estudo do meio.


RECURSOS E MATERIAS:

• Livros didáticos e paradidáticos sobre o assunto;
• Audiovisual sobre o lixo e a reciclagem;
• Lixeiras seletivas nas salas.

ETAPAS PREVISTAS:

 Roda de conversa para apresentação do
projeto; Compartilhar objetivos e produto final; Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto através de questionamentos orais com registro (realizado pela professora) das informações levantadas;
 Livro de
história sobre reciclagem e registro (dos alunos) através de desenho – ½ folha de sulfite; Roda de conversa sobre o estudo do meio e necessidade da autorização dos pais para este passeio;
Estudo do meio
(passeio à praça); Registro do passeio através de um texto coletivo onde a professora desempenhará o papel de escriba;
 
Leitura do livro “COELHOS”; Colocação das lixeiras nas salas;
 Roda de conversa sobre
especificidades de cada lixeira para coleta seletiva; Recorte e colagem de cada tipo de material em sua respectiva lixeira;
 Roda de conversa sobre a
coleta seletiva em espaços da escola (lanche, secretaria, sala de aula, cozinha...); Coleta seletiva no lanche;
Texto coletivo sobre a coleta
seletiva do lixo;
 Audiovisual com debate;

 Trazer um material de casa
“limpo” para ser reciclado na escola – colocação nas respectivas lixeiras;
 Apreciação dos registros com
fotos e desenhos; Montagem do painel;
 Apresentação do resultado do projeto
para as outras turmas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário