PERIODICIDADE: SEMANAL
ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS
DURAÇÃO: 3 MESES
JUSTIFICATIVA
Pretendemos com este trabalho, desenvolver nos alunos e conseqüentemente em todos do seu convívio, o interesse, a importância e a necessidade em realizar este tipo de coleta do lixo, tanto para posterior reciclagem do material,quanto para que este procedimento se torne instrumento de efetiva atuação local.
OBJETIVOS:
Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas;
Possibilitar aos alunos oportunidades para que modifiquem atitudes e práticas pessoais através da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas na sociedade;
Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino do mesmo, na reciclagem, nos comportamentos responsáveis de “produção” e “destino” do lixo, na escola, em casa e espaços em comum.
CONTEÚDOS:
Manutenção e preservação dos espaços coletivos e meio ambiente;
Coleta seletiva de lixo;
Reciclagem de materiais;
Estudo do meio.
RECURSOS E MATERIAS: • Livros didáticos e paradidáticos sobre o assunto; • Audiovisual sobre o lixo e a reciclagem; • Lixeiras seletivas nas salas. ETAPAS PREVISTAS: Roda de conversa para apresentação do projeto; Compartilhar objetivos e produto final; Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto através de questionamentos orais com registro (realizado pela professora) das informações levantadas; Livro de história sobre reciclagem e registro (dos alunos) através de desenho – ½ folha de sulfite; Roda de conversa sobre o estudo do meio e necessidade da autorização dos pais para este passeio; Estudo do meio (passeio à praça); Registro do passeio através de um texto coletivo onde a professora desempenhará o papel de escriba; Leitura do livro “COELHOS”; Colocação das lixeiras nas salas; Roda de conversa sobre especificidades de cada lixeira para coleta seletiva; Recorte e colagem de cada tipo de material em sua respectiva lixeira; Roda de conversa sobre a coleta seletiva em espaços da escola (lanche, secretaria, sala de aula, cozinha...); Coleta seletiva no lanche; Texto coletivo sobre a coleta seletiva do lixo; Audiovisual com debate; Trazer um material de casa “limpo” para ser reciclado na escola – colocação nas respectivas lixeiras; Apreciação dos registros com fotos e desenhos; Montagem do painel; Apresentação do resultado do projeto para as outras turmas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário